1. O castelo foi construído com pedras e outros materias próprios, pelas mãos de um sertanejo que teve uma “visão” quando criança.
O Castelo foi construído pelas mãos de Jose Antônio Barreto, conhecido como Zé dos Montes (ou Zé do Castelo), que no dia 13 de março de 1940 teve uma “visão de Nossa Senhora” na qual recebia instruções para erguer um complexo de 13 castelos: “estava no serrote dos Caboclos quando ela me deu essa missão: construir 13 castelos pra ela, o mais alto que pudesse”, confidencia.
2. Sempre no dia 13.
Usando recursos da sua aposentadoria, Zé dos Montes tentou seguir edificando seus castelos sempre iniciando a obra no dia 13 de algum mês, porém apenas um ficou pronto.
3. A arquitetura islâmica.
Não se sabe o motivo da inspiração do seu Zé, mas o Castelo foi construído usando a arte hispano-muçulmana ou arte mourisca, que é a arte islâmica desenvolvida no Al-Andalus entre os séculos VIII e XV.
4. Ele é um Castelo Labirinto.
O grande Castelo possui apenas uma nave de entrada e é repleto de labirintos intermináveis. Não há simetria alguma nos cômodos, estilos ou materiais. Segundo o próprio Zé o objetivo foi apenas homenagear Nossa Senhora, e não realizar uma obra de arte arquitetônica.
5. Lá não há a mínima infra estrutura para se morar.
Lá não existe mobília mas sim várias escadas e alguns altares dedicados à Nossa Senhora. Lá também não há energia elétrica, nem água encanada, tudo é muito simples e rústico, porém de uma beleza ímpar.
fonte:curiozzzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário